FEE

Assimetria no repasse da taxa de câmbio para a inflação: evidências para o Brasil

Autores
  • Rodrigo Nobre Fernandez

    Universidade Federal de Pelotas
  • Regis Augusto Ely

    Universidade Federal de Pelotas
  • Reginaldo Pinto Nogueira Júnior

    IBEMEC-MG
  • Rafael Flach

Palavras-chave:
Macroeconomia, Repasse cambial, Assimetria, Inflação.
Resumo

Neste artigo investigamos a existência de uma relação não linear dos repasses cambiais para a inflação medida pelos índices de preços ao consumidor e ao produtor no Brasil, utilizando dados mensais entre janeiro de 2000 a junho de 2015. Para isso, estimamos diferentes especificações desse repasse para os índices de preços por meio de um modelo TVAR (Threshold Vector Autoregressive) que usa a taxa de câmbio como variável threshold. Os resultados encontrados confirmam a importância do repasse cambial na dinâmica da inflação brasileira, bem como sugerem a existência de assimetria em relação à direção da variação da taxa de câmbio – em geral os repasses são maiores quando há depreciação cambial. Os resultados também indicam que a evidência de assimetria está mais presente para o período anterior à crise de 2008, o que pode estar associado aos efeitos da crise sobre o markup das empresas.

 

Palavras-chave: Repasse cambial, Assimetria, Inflação.

TÍTULO EM INGLÊS

Asymmetric exchange rate pass-through: evidence for Brazil

 

Abstract

This paper investigates the existence of a nonlinear exchange rate pass-through in Brazil from January 2000 to June 2015. For this purpose, we estimate different specifications of a TVAR (Threshold Autoregressive Vector) model in which we use the exchange rate as the threshold variable. The results confirm the important role of exchange rate pass-through in determining Brazilian inflation, as well as the existence of asymmetry related to the direction of the exchange rate changes – i.e. higher rates of pass-through are associated with exchange depreciations. The results also show that the evidence of asymmetry is stronger for the period prior the 2008 financial crisis, which may be associated with lower markups in the aftermath of the crisis.

Key words: Exchange pass-through, Asymmetry, Inflation

 

Classificação JEL: C13, E31, E58

Artigo recebido em set. 2017 e aceito para publicação em jan. 2018.

 

 

Biografia do Autor
  1. Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas
    Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2014). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Métodos Quantitativos aplicados à Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Parcerias Público-Privadas, Contratos, Regulação, Infraestrutura e Econometria Aplicada.
  2. Regis Augusto Ely, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB, 2009) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Economia Aplicada (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças e Econometria, atuando principalmente nas áreas de finanças aplicadas, desenvolvimento econômico e economia bancária.
  3. Reginaldo Pinto Nogueira Júnior, IBEMEC-MG
    Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialização em finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e doutorado (Ph.D.) em Economia pela University of Kent at Canterbury, Reino Unido. Possui diversos artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais, e contribui regularmente com o debate de políticas públicas através de artigos de opinião publicados em jornais e revistas. Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Administração Pública e Diretor do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro. Atualmente é Professor Adjunto III e Coordenador-Geral de Graduação do Ibmec-MG. Tem experiência nas áreas de economia e finanças internacionais.
  4. Rafael Flach
    Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2015). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Técnico em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (2009). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e Economia Regional.
Downloads
Publicado
2018-04-04
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.