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Análise dos fatores de incentivo aos estudantes universitários: efeito do crédito estudantil sobre o comportamento dos alunos

Autores
  • Marcio Antonio Salvato

    IBMEC-MG
  • Ricardo Nascimento Miranda

    IBMEC-MG
  • Claudio Djissey Shikida

    IBMEC-MG
Palavras-chave:
Fatores de Incentivo, educação, crédito estudantil, desempenho acadêmico
Resumo

 

Esse trabalho analisa os fatores de incentivo para os estudantes universitários. A dedicação aos estudos permite que os alunos realizem o ensino superior e obtenham uma boa formação, aumentando suas perspectivas de renda futura.  O interesse dos estudantes é afetado por diversos motivos. Por meio de ferramentas econométricas e da base de dados coletada numa faculdade privada, foi feita uma análise sobre os fatores que possuem influência estatisticamente significativa no desempenho acadêmico dos alunos, com foco na influência que o crédito estudantil possui sobre o comportamento dos estudantes. Dessa forma, foram estimados três modelos utilizando dados cross section do 1º semestre de 2014: Método de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), modelo de dummies multiplicativas, e um modelo Probit. Os resultados encontrados nos três modelos apontaram uma relação positiva entre a média das notas obtidas e o fato de um estudante possuir crédito estudantil.

 

Palavras-chave

Fatores de incentivo; ensino superior; desempenho acadêmico


Título em Inglês: 

Analysis of the incentive factors for university students: effect of financial incentives on student behavior


Abstract

This paper makes an analysis of the factors that motivates college student’s studies. Dedication towards studying allows the students to perform well in college and obtain a good formation, improving their future wealth perspectives. Student’s interest is affected by many reasons. Using econometric tools and data collected from a private College, three models were estimated to make an analysis, which included factors that influence, with statistical significance, on student’s academic performance, with focus on the influence that student loans have on the student’s behavior. This way, three models were estimated using cross section data with the 1st semester of 2014: cross sectional ordinary least squared (OLS), multiplying dummy variables, and Probit analysis. The results in the three models demonstrate that there is a positive relation between the student’s grade point average and the fact that the student owns a student loan.


Keywords

Motivating factors; higher education; academic performance


Classificação Jel: I21, I22, C21, C25

 

Biografia do Autor
  1. Marcio Antonio Salvato, IBMEC-MG

    Doutor em Economia pela EPGE-FGV/RJ; professor de tempo integral do departamento de economia do IBMEC-MG; coordenador do curso de graduação de Economia do IBMEC-MG

  2. Ricardo Nascimento Miranda, IBMEC-MG
    Graduação em Economia pelo IBMEC-MG
  3. Claudio Djissey Shikida, IBMEC-MG
    Doutor em Economia pela PPGE-UFRGS; professor do PPGOM/UFPel
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Publicado
2017-09-29
Seção
Artigos
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