FEE

O planejamento do desenvolvimento regional na Amazônia e o ciclo ideológico do desenvolvimentismo no Brasil

Autores
  • Wesley Pereira de Oliveira

  • José Raimundo Trindade

  • Danilo Araújo Fernandes

Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Nacional-desenvolvimentismo, Valorização Econômica da Amazônia
Resumo
Este trabalho analisa elementos do debate sobre o desenvolvimento amazônico no período entre 1946 e 1966. Para isso, busca construir uma ponte entre o processo de planejamento do desenvolvimento regional amazônico e os fundamentos teóricos e institucionais do debate nacional-desenvolvimentista que estava ocorrendo, no cenário nacional, durante esse período. Desse modo, insere-se o debate regional amazônico enquanto parte da discussão nacional, considerando suas particularidades e interação com a problemática da questão regional brasileira. Assim, ao entrelaçar o pensamento desenvolvimentista com a formação de um pensamento amazônico sobre desenvolvimento, constrói-se uma investigação específica sobre a evolução das estratégias de implementação do Plano de Valorização Econômica da Amazônia em sua íntima relação com os conflitos e interesses divergentes entre o Estado nacional brasileiro e as elites regionais amazônicas, que redundaram, por fim, na substituição da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em 1966. Classificação JEL: N9, N96, R5, R58 Artigo recebido em abr. 2012 e aceito para publicação em out. 2013.
Biografia do Autor
  1. Wesley Pereira de Oliveira
    Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Econimia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Pesquisador do Grupo Economia e Desenvolvimento Amazônico da UFPA, Consultor de organismos internacionais em Brasília, D. F.
  2. José Raimundo Trindade
    Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  3. Danilo Araújo Fernandes
    Economista, Mestre em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) da UFPA.
Downloads
Publicado
2014-05-30
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.