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Políticas públicas sociais e educação do campo

Autores
  • Carla Baraldi Artoni Vantini

    ENDEREÇO: Rua Heitor Chiarello, 105, apto 93, Nova Aliança Ribeirão Preto - SP CEP: 14.020-520.
  • Cláudia Souza Passador

    ENDEREÇO: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Administração. Avenida Bandeirantes, 3900, FEA – RP, Bloco C, sala 61. Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto – SP. CEP: 87.020-900.
  • Mirna de Lima Medeiros

    ENDEREÇO: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Turismo. Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. Ponta Grossa – PR CEP: 84.030-900.
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação do Campo
Resumo
Resumo Políticas públicas participativas demandam conhecimento dos cidadãos para o exercício da participação. Nesse contexto, levanta-se a discussão a respeito da educação para as minorias, dentre as quais se destaca a população do campo. Essa população tem ganhado espaço na pauta de discussão de políticas públicas principalmente devido ao movimento Por uma Educação do Campo, que existe desde a década de 90 e tem-se fortalecido. Como consequência, ao longo dos anos 2000, ocorreram várias mudanças na legislação e lançamento de novas campanhas direcionadas para atender à educação campesina. Neste trabalho, objetiva-se relacionar a evolução dos modelos de gestão pública brasileira e das políticas públicas educacionais com as da educação do campo no Brasil. Para tanto, realiza- -se uma revisão sistemática sobre as políticas públicas sociais no País e sobre o cenário da educação do campo. Verifica-se que as políticas de educação do campo constituem uma ação recente, originada após pressões por parte dos movimentos sociais sobre o Estado brasileiro. Palavras-Chave Políticas públicas; educação do campo; políticas sociais TÍTULO EM INGLÊS Social public policies and rural education Abstract Participatory public policies demand knowledge so that there can be citizen participation. In this context, there comes a discussion about education for minorities, among which the rural population is highlighted. This population has gained space on the agenda of public policies, mainly due the movement For a Rural Education, which started in the 1990s and has been gaining force. As a result, over the 2000s, there have been several changes in legislation, and new policies have been developed to meet rural education requirements. This study aims to relate the evolution of the Brazilian public management models and the educational policies to those of the rural education in Brazil. To do so, we make a systematic review of the social public policies in Brazil and the scenario of education in rural areas. We found that rural education policies are a recent phenomenon, originated after pressures by social movements on the Brazilian government. Keywords Public policies; rural education; social policy Classificação JEL: H52, I25, I28. Artigo recebido em jan. 2012 e aceito para publicação em jul. 2015
Biografia do Autor
  1. Carla Baraldi Artoni Vantini, ENDEREÇO: Rua Heitor Chiarello, 105, apto 93, Nova Aliança Ribeirão Preto - SP CEP: 14.020-520.
    Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).
  2. Cláudia Souza Passador, ENDEREÇO: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Administração. Avenida Bandeirantes, 3900, FEA – RP, Bloco C, sala 61. Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto – SP. CEP: 87.020-900.
    Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP). Livre-Docente em Administração Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).
  3. Mirna de Lima Medeiros, ENDEREÇO: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Turismo. Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. Ponta Grossa – PR CEP: 84.030-900.
    Professora Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).
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Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos
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