Estratégias de comercialização de arroz a partir da diversificação do período de venda
- Autores
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Carlos Eduardo Lobo e Silva
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Luís Davi Siqueira
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- Palavras-chave:
- Arroz, comercialização, teoria de carteiras.
- Resumo
- RESUMO Este artigo utiliza a teoria de carteiras como instrumental para analisar as estratégias de comercialização de arroz, considerando diferentes períodos de venda da safra como diferentes ativos do portfólio do produtor. Para essa tarefa, o trabalho utiliza dois modelos distintos: o modelo de Markowitz (1952) e o modelo do Capital Asset Pricing Model (CAPM), desenvolvido por Sharpe (1964), Lintner (1965) e Mossim (1966). Especificamente no caso do modelo de Markowitz (1952), os resultados confirmam os ganhos que a diversificação pode trazer em termos de risco e retorno. Além disso, os meses de março, abril e novembro foram os mais presentes nas carteiras eficientes, sendo que, quanto mais propenso ao risco for o produtor, maior será a participação do mês de novembro no seu portfólio. O Modelo CAPM encontra resultados similares, mas ressaltam também os meses de maio, dezembro e janeiro. Palavras chave: Arroz; comercialização; teoria de carteiras.
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- Publicado
- 2011-11-16
- Edição
- v. 32 n. 2 (2011)
- Seção
- Artigos
- Licença
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