FEE

Pobreza e Demanda por Educação no Brasil: Uma Análise à Luz da Teoria do Capital Humano.

Autores
  • Luiz Honorato da Silva Júnior

  • Yony Sampaio

Palavras-chave:
Pobreza, Educação, Capital Humano, Brasil.
Resumo
RESUMO A Teoria do Capital Humano mostra que elevados níveis de pobreza e o ambiente socioeconômico em que os indivíduos estão inseridos afetam as escolhas ótimas de escolarização. Este trabalho busca evidências acerca dessa hipótese no Brasil, a partir da verificação dos efeitos marginais que a pobreza e outras variáveis socioeconômicas relacionadas à qualidade da oferta escolar trazem aos resultados educacionais em seus municípios. Numa regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO), observa-se que a pobreza tem uma forte correlação negativa com os resultados escolares, e esse resultado é ainda mais forte para as mulheres. Palavras-chave: pobreza; educação; capital humano.
Biografia do Autor
  1. Luiz Honorato da Silva Júnior
    Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Faculdade de Planautina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB).
  2. Yony Sampaio
    Doutor em Economia Agrícola pela University of Califórnia – System, pós-doutorado pelas Universidades de Oxford, Illinois e Grenoble, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Downloads
Publicado
2013-07-02
Seção
Artigos
Licença
A remessa dos artigos à revista implica a cessão dos direitos autorais à FEE.