ÁREA DIRETAMENTE ATINGIDA (ADA) PELOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NO RIO GRANDE DO SUL EM MAIO DE 2024
Resumo
Entre o final de abril e o início de maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou um evento climático extremo, com chuvas intensas especialmente nas regiões nordeste, norte e central do estado. Estações da ANA, CEMADEN e INMET registraram volumes de até 400 mm em menos de duas semanas, chegando a ultrapassar 900 mm em algumas localidades, valores muito superiores à média histórica. As chuvas provocaram inundações severas em diversas bacias hidrográficas, como as dos rios Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Taquari. Destaca-se que dos 497 municípios gaúchos, 95 entraram em estado de calamidade pública e 357 em situação de emergência, atingindo mais de 877 mil pessoas. A delimitação das Áreas Diretamente Atingidas (ADA) começou ainda no mês de maio e prosseguiu ao longo do ano, possibilitando agilidade na identificação dos beneficiários do Programa Volta por Cima e SOS PIX. A obtenção da ADA só foi possível graças às instituições parceiras que subsidiaram o Estado com produtos cartográficos desenvolvidos por processamento digital de imagens, modelagem hidrodinâmica e pelo trabalho de validação, este desenvolvido pelos analistas da SPGG-RS.Referências
RIO GRANDE DO SUL. Decreto N°57.418, de 29 de dezembro de 2023. Cria o Programa Volta por Cima e institui o auxílio financeiro destinado à população vítima das contingências decorrentes das chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul.
RIO GRANDE DO SUL. Mapa Único Plano Rio Grande – MUP. Disponível em: https://mup.rs.gov.br. Acesso em: 29 maio. 2024.
RIO GRANDE DO SUL. SOS Rio Grande do Sul. Disponível em: https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial. Acesso em: 29 maio. 2024.
RIO GRANDE DO SUL. Devolve ICMS – Linha Branca. Disponível em: https://sosenchentes.rs.gov.br/devolve-icms-linha-branca. Acesso em: 29 maio. 2024.
PAIVA, R.; COLLISCHONN, W.; MIRANDA, I.P.; DORNELLES, F.; GOLDENFUM, J.; FAN, F.; RUHOFF, A.; FAGUNDES, H. Critérios hidrológicos para adaptação à mudança climática: Chuvas e cheias extremas na Região Sul do Brasil. Nota técnica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Porto Alegre. 27 de maio de 2024.
COLLISCHONN, W.; RUHOFF, A.; CABELEIRA, R.; PAIVA, R.; FAN, F.; POSSA, T. Chuva da cheia de 2024 foi mais volumosa e intensa que a da cheia de 1941 na bacia hidrográfica do Guaíba. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. 2024.Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.