AS TENSÕES ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NA PRODUÇÃO DO BAIRRO POPULAR. REFLEXÕES SOBRE O BAIRRO GUAJUVIRAS-CANOAS (RS)
Resumo
Discute-se no artigo a produção do espaço a partir das permanências, rupturas materialidades e sentidos do processo urbano em um bairro popular do município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no sul do Brasil. Para tanto, analisa-se a elaboração de representações sobre os assentamentos populares deste bairro, extraídas dos periódicos do município de Canoas no período entre o final da década de 1970 até o ano de 2010. O texto apresenta a configuração do Bairro Guajuviras, localizado no município de Canoas, nos múltiplos processos de ocupação urbana e na constituição de vilas irregulares. Evidencia-se o espaço urbano em múltiplos conflitos e disputas entre atores e agentes na produção material e de representações do espaço, entre eles o Município, o Estado e as populações ocupantes. Espaços precários, de intensa pobreza, entraves à industrialização, impactos ambientais, legitimidade da propriedade privada são alguns dos elementos associados às representações das ocupações e do bairro.
Referências
AZEVEDO, Paulo Roberto. Passageiros da ilegalidade: a história de uma luta pela moradia. Cascavel: Edunioeste. 2002. Disponível em: < http://www.unioeste.br/editora/pdf/paulo_azevedo_passageiros_thesis_protegido.pdf>. Acesso em: março/2014.
CARRION, Otilia Beatriz K. Mercado imobiliário e padrão periférico de moradia: Porto Alegre e sua Região Metropolitana. Ensaios FEE, Porto Alegre, 10 (2), 1989, p. 225-250.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano:1 artes de fazer. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
DI MÉO, G.; BULÉON, P. L’espace social. Lecture géographique des sociétés. Paris: Armand Colin, 2007.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
_____. La producion de l’espace. 4. ed. Paris: Anthropos, 2000.
METROPLAN. Inventário das vilas irregulares na região metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre, 1982.
_____. II Inventário das vilas irregulares na região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre, 1992.
MOSCOVICI. Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PANIZZI, Wrana Maria. Da legalidade para a ilegalidade: a formação de microterritórios urbanos. In.: BARCELLOS, Tanya; GELPI, Adriana. (et al). O Rio Grande do Sul urbano. Porto Alegre: FEE, 1990, p.190-213.
PENNA, Rejane; COBERLLINI, Darnis; GAYESKI, Miguel. Canoas para lembrar quem somos: Guajuviras história de uma luta. Prefeitura Municipal de Canoas. Nº . Canoas: La Salle, 1998.
SILVA, João Palma da. Pequena história de Canoas. Canoas, 1978.
_____. As origens de Canoas: Conquista – povoamento – evolução. 2 ed. Canoas: La Salle, 1666.
VIEGAS, Danielle Heberle. Entre o(s) passado(s) e o(s) futuro(s) da cidade: um estudo sobre a urbanização de Canoas/RS (1929 – 1959). Dissertação de Mestrado em História. Faculdade de História, PUCRS. Porto Alegre, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.