CENTRALIDADE, MARGINALIZAÇÃO E ESPAÇO: UMA PRÁTICA DE CAMPO

Autores

  • Anelize Milano Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos André Gayer Moreira IFFAR - Campus São Vicente do Sul

Resumo

Este artigo vem de proposição de uma prática de campo durante o “Segundo Seminário sobre Ensino de Geografia na escola e na universidade: metodologias e práticas da docência”, intitulada como Centralidade, marginalização e espaço. O estudo em formato de saída de campo apresentou aos professores e graduandos algumas das questões urbanas e analisou algumas relações de centralidade e marginalidades do município de Pelotas, localizado no Rio Grande do Sul - Brasil. Temos como resultado, sobre a formação de professores, que, conseguiu-se problematizar questões e problemas urbanos, se valendo das categorias de Território, Região e Paisagem, ao longo do percurso, entretanto, da categoria de Lugar. Pois a experiência traz à tona memórias e sentimentos acerca de cada um dos espaços visitados com novos olhares.

Biografia do Autor

  • Anelize Milano Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2008) e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2021-2025). Também possui graduação em cursos técnicos em Edificações (2005) e Contabilidade (2010). Tem experiência na área de Geociência, com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Elaborou projeto de pesquisa sobre a política do clima relacionada a produção de energia eólica no território do extremo sul do Rio Grande do Sul. Também participou como pesquisadora assistente e gerente do projeto de pesquisa internacional Projetando lugares com os idosos: Rumo a comunidades amigas da idade. Também atuou como docente no ensino fundamental e médio na rede privada no município de Pelotas/RS (2017-2021). Atualmente possui bolsa de estudos financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2021-2025).
  • Carlos André Gayer Moreira, IFFAR - Campus São Vicente do Sul
    Doutor em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/UFRGS), se dedica a estudos voltados para as linhas de Geografia Humana, Estudos Culturais e Ensino em Geografia. Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Ensino em Geografia em diversos segmentos (Ensino Fundamental, Médio, Técnico, EJA e também superior), tendo atuado como Professor das disciplinas de Geografia Física, Geografia Humana, Biogeografia e Geologia (Instituto Federal Sul-Rio-grandense / IFsul - Campus Pelotas, e Instituto Federal Farroupilha / IFFAR - Campus São Vicente do Sul). Atualmente atua como Professor de Geografia efetivo (20h) da rede municipal de Bagé/RS.

Referências

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Publicado

31-07-2023