A FORMAÇÃO DE CENTRALIDADES NA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE CAXIAS DO SUL A PARTIR DA ATUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Joseli Andrades Maia
  • Tânia Marques Strohaecker Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Com o objetivo de analisar a formação de centralidades oriundas da ação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o presente artigo articula a importância da atuação da instituição e de seus campi com aformação de centralidades em municípios externos à Região Geográfica Intermediária de Caxias do Sul e à Região Metropolitana da Serra Gaúcha, atraindo, assim, novos agentes de produção do espaço e atividades econômicas baseadas na capacidade de atração que uma Instituição de Ensino Superior (IES) possui. Utilizando como procedimento metodológico o trabalho de campo, usou-se como técnica o envio de questionário online aos estudantes da UCS. Segundo a percepção da amostra, com 816 estudantes participantes, a UCS possui importância na capacidade de atração e geração de centralidades, além de possuir relevância no fluxo de pessoas, de modo a contribuir com a economia local com o surgimento de novas atividades, bem como na contribuição de suas funções em escalas local, metropolitana e regional. Os fluxos migratórios de deslocamentos dos estudantes foram regionalizados a partir da proposta referenciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),o que permitiu visualizar, articular e hierarquizar os municípios de origem dos estudantes da amostra, promovendo, desse modo, a percepção do alcance espacial de uma IES.

Biografia do Autor

  • Joseli Andrades Maia
    Doutorado em Geografia (UFRGS), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS), especialização em Gestão Ambiental (Universidade Gama Filho - EaD), graduação em Geografia (PUCRS)
  • Tânia Marques Strohaecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorado em Geociências (UFRGS), mestrado em Geografia (UFRJ), especialização em Urbanismo (UFRJ) e graduação em Arquitetura (UFPel). Professora Associada no Departamento de Geografia, IGEO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

CARGNIN, A. P. Políticas de desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões territoriais. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo: Editora Ática, 1989.

FREIRE, H. P. O uso do território de Sobral-Ceará pelas Instituições de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado: UECE/PROPGEO. 2011.

FRIEDMANN, J. A estratégia dos polos de crescimento como instrumento da política de desenvolvimento. In: PEROUX, F.;, FRIEDMANN, J.; TINBERGEN, J. (Org.) A planificação e os polos de desenvolvimento. Porto: Edições RÉS limitada, 1975.

GELPI, A.; KALIL, R. M. L. A cidade comentada: expressões urbanas e glossário em urbanismo. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. IBGE, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regiões de Influência das Cidades: 2018. IBGE, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

MAIA, J. A. A espacialidade das Instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul: Uma Rede de Múltiplos Circuitos. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

PLETSCH, M. Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul: História e Memória (1954-1967). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

RECHE, D. A produção do espaço urbano de pequenas cidades no contexto regional de inserção da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

RORATO, G. Z. Expansão do Ensino Superior Federal, atores territoriais e emergência de novas escalas de poder e gestão: A Universidade Federal da Fronteira Sul (IFFS). Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2012.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, GOVERNANÇA E GESTÃO (SPGG). Genealogia dos municípios do Rio Grande do Sul. Estado do Rio Grande do Sul. Departamento de Planejamento Governamental. Porto Alegre: SPGG, 2018.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPOG). Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SPOG, 4ª edição, 2015.

Downloads

Publicado

31-12-2022