O PROGRAMA CAMPONÊS NO RIO GRANDE DO SUL: AVANÇOS, LIMITES E DESAFIOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA
Resumo
No contexto de aproximação entre Estado e sociedade civil na formulação e cogestão de políticas públicas verificado no Brasil desde o início dos anos 2000, o Programa Camponês foi uma política desenvolvida conjuntamente por cooperativas, movimentos sociais e governo estadual no Rio Grande do Sul a partir de 2013. Esta nota consiste na descrição e breve avaliação dos processos de criação e implantação do Programa Camponês, indicando suas principais características, resultados, limitações e desafios. A partir da experiência do programa são apontados elementos para avançar na consolidação de agriculturas de base ecológica em regimes de maior abrangência.
Referências
ABREU, R. L. Mapa do Estado do Rio Grande do Sul. 2006. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:RioGrandedoSul_MesoMicroMunicip.svg. Acesso em: 30 set. 2020.
ODERICH, E. H.; GRISA, C.; BARTH, V. J. Interações entre Estado e sociedade civil na construção do FEAPER e Programa Camponês do Rio Grande do Sul. Política e Sociedade, vol. 17, n. 40, p. 373-399, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2018v17n40p373. Acesso em: 24 set. 2020.
VIA CAMPESINA. Programa Camponês: plataforma camponesa e operária por soberania alimentar. Porto Alegre: Via Campesina, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.