RESENHA DO LIVRO “O NOVO IMPERIALISMO” DE DAVID HARVEY
Resumo
Um dos Geógrafos mais importantes da atualidade, na obra "O Novo Imperialismo", David Harvey traz à tona a discussão acerca do desenvolvimento da dominação hegemica Norte Americana, sobre a política, a economia, assim como do poder militar global. O autor aborda sobre a investida unilateral dos Estados Unidos no Iraque em 2003, e questiona o fato do objetivo principal, se tratar do petróleo iraquiano. Se valendo de autores como Lenin, Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt, o autor busca os fundamentos do imperialismo, e do totalitarismo, para articular com os processos recentes, que constituem o novo imperialismo.Referências
HARVEY, David. O Novo Imperialismo / David Harvey; tradução Adail Sobral, Maria Stela Gonçalves. – 8. Ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2014.
HARVEY, David. A justiça social e a cidade. Hucitec, 1980.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna : uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural . 6 ed. São Paulo: Loyola, 1996.
MARX, Karl. 1989. O capital. v1.13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil AS.
Downloads
Publicado
28-12-2018
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.