A INFLUÊNCIA DO CAMPUS DO VALE DA UFRGS NA URBANIZAÇÃO DO SEU ENTORNO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS MORADORES DO BAIRRO SANTA ISABEL, VIAMÃO/RS

Autores

  • Joseli Andrades Maia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • André Luiz Lopes da Silveira Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carlos André Bulhões Mendes Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Desde a sua criação, a função das Universidades tem evoluído: de uma instituição de ensino formal a uma agente criadora e modeladora de espaços, atraindo a população não acadêmica para o seu entorno e auxiliando na produção e orientação do uso do solo no qual está inserida. A presente pesquisa analisou parte do bairro viamonense Santa Isabel, especialmente a vila Jardim Universitário, localizado na divisa com o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este em Porto Alegre (POA). Partindo da questão se o Campus do Vale influenciou na expansão da urbanização do seu entorno, os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário com os moradores locais, totalizando 354 pessoas. Segundo 62,7% desses, a UFRGS foi responsável pela expansão da urbanização. Embora quantitativamente os valores encontrados apontem essa responsabilidade ao campus, outros fatores também foram importantes, como o caso do valor do uso do solo. Em um primeiro momento o bairro se constituiu como uma alternativa viável para a residência, devido o preço dos lotes e a localização próxima à capital, beneficiando aqueles que trabalhavam em POA. Em um segundo momento, no final da década de 1970 – a partir da construção do Campus do Vale – observou-se a expansão da urbanização com o aumento da população e a redução de áreas vazias para dar espaço à construção civil. Em campo analisou-se a grande relação que há entre moradores e os pontos de serviços oferecidos nas dependências da universidade, como é o caso do terminal de ônibus, agências bancárias e farmácia, além de gerar empregos e valorizar os imóveis próximos, dada a importância do aluguel para os estudantes.

Biografia do Autor

  • Joseli Andrades Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA-UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR-UFRGS). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho (EaD). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.
  • André Luiz Lopes da Silveira, Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Professor titular
  • Carlos André Bulhões Mendes, Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professor titular

Referências

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4. ed. Florianópolis: UFSC. 2001.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas. 2010.

LIMA A., et al. O Impacto Ambiental Decorrente do Crescimento Urbano e Demográfico na Região das Nascentes do Córrego Segredo Após a Implantação de Uma Universidade - Campo Grande/MS. Revista Gestão Universitária. ISSN: 1984-3097, 2014.

MAIA, J. A. A influência do Campus do Vale da UFRGS na urbanização do seu entorno a partir da perspectiva dos moradores do bairro Santa Isabel, Viamão/RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. PROPUR, 2015.

MAIA, L. G. R. da S. Cidade Universitária Aramando Salles de Oliveira: a mobilidade como condicionante na apropriação do espaço. Trabalho de Conclusão de Curso. USP: Geografia. 2008.

MÜLLER, S. R. Histórico do Campus e as Patologias das fachadas dos prédios voltados para a Avenida Roraima – UFSM. Dissertação de Mestrado: UFSM. Engenharia Civil. 2010.

REHBEIN, M. O. Análise ambiental urbana: Vila Augusta/Viamão/RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. Instituto de Geociências, Geografia. 2005.

SANTOS, C. C. O processo de urbanização da Bacia do Itacorubi: A influência da UFSC. Dissertação de Mestrado: UFCS. Pós-Graduação em Engenharia Civil. 2003.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1994.

SCHLEE, A. R. Reproduzindo modelos. O plano piloto do campus da Universidade Federal de Santa Maria, RS. In: 5° seminário Docomomo Brasil, 2003, São Carlos. Anais... São Carlos, 2003.

UNGARETTI, Ângela R. Perspectiva Socioambiental sobre a disposição de resíduos sólidos em Arroios Urbanos: Um estudo na Sub-Bacia Hidrográfica Mãe D'água no Município de Viamão-RS. Dissertação de Mestrado: UFRGS. PROPUR. 2010.

VIAMÃO. Lei Municipal 4.154/2013. Plano Diretor. Viamão: Prefeitura Municipal de Viamão. 2013.

VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil. São Paulo: NOBEL FAPESP, 2001.

XIMENES, J.; BENTES, M.; PONTES, L.; HOHLENWERGER, S.; RODRIGUES, R.M. O Plano Diretor do Campus Belém da UFPA. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro - RJ – Brasil. 2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

28-09-2016