ENTRE O DESEMPENHO E A DESCENTRALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE GUIA DE PROCEDIMENTOS DOS REGISTROS ACADÊMICOS DOS CAMPI DO IFAL

Authors

  • Weverthon Lima dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Renato Luis Pinto Miranda Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Abstract

Este artigo visa entender como a padronização dos procedimentos de registros acadêmicos, através de um guia específico, pode melhorar o desempenho das Coordenações de Registros Acadêmicos (CRA's) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A descentralização administrativa afeta a uniformidade dos processos no IFAL, e um guia padronizado pode aumentar a eficácia dos serviços. O estudo busca equilibrar a padronização dos procedimentos com a autonomia dos diferentes campi, promovendo transparência, segurança jurídica e confiança da sociedade nos serviços do IFAL. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, usando dados primários e secundários através de um estudo de caso e análise documental. O resultado foi a criação de um guia padronizado para orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos das CRA’s, contendo orientações gerais, público-alvo, documentação necessária, fluxogramas, responsáveis e legislação pertinente. Futuras pesquisas podem explorar como adaptar instituições aos sistemas e quais instrumentos são adequados para uma descentralização administrativa eficaz.

Author Biographies

  • Weverthon Lima dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas; Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná; e Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unifatecie. É Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL; e Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Luís. É Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Tem experiência na área de Letras, Gestão Pública e Educação.
  • Renato Luis Pinto Miranda, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Doutor na Linha de Políticas e Finanças Públicas pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA, com estágio doutoral sanduíche pela Facultad de Ciências Políticas y Sociología da Universidad Compluentese de Madrid - UCM; Mestre na Linha Administração Pública e Social pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA, graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL. Realizou Pós-Doutorado na Facultad de Ciências Políticas y Sociología da Universidad Compluentese de Madrid - UCM. Professor Associado I do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui pesquisas nas áreas de Estado, Federalismo, Administração Pública e Parcerias Público-Privadas. Na Pós-Graduação Strictu Sensu, leciona a disciplina de Estado, Sociedade e Administração Pública (Profiap) e a de Tópicos Especiais em Políticas Públicas (Mestrado em Economia). Na graduação, dedica-se ao ensino nas áreas de Estado, Planejamento Governamental, Governança Pública, Administração Pública, Direito Público, Direito Tributário, Direito Administrativo e Metodologia Científica. Como experiência profissional-administrativa, ocupou a Superintendência de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas - SUPLOR-SEDUC e a Pró-reitora de Gestão Institucional da Universidade Federal de Alagoas - PROGINST-UFAL, além dos cargos de Coordenação e Vice-Coordenação de Curso, Coordenação de Estágio e Coordenação de TCC, dentre outros. Em órgãos representativos, foi eleito Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, representando o campo de Ciências Sociais Aplicadas e atuando também como consultor ad hoc na mesma instituição. No âmbito da Extensão, desenvolve projetos em parceria com o estado de Alagoas e também junto à municípios do agreste alagoano, contemplando ações de capacitação de gestores públicos, elaboração de diagnósticos em áreas estratégicas e planejamento de políticas públicas.

References

AQUINO, F. D. A. Agenda ambiental na administração pública: possibilidades e desafios de implementação no campus de Limoeiro do Norte do IFCE. 215 f. Dissertação do Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Paraíba, 2021.

ARAGÃO, A. S. de. O princípio da eficiência. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, 2004.

BOAVENTURA. (1987).

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

CARDOSO JR, J. C. P.; CUNHA, A. dos S. Planejamento e avaliação de políticas públicas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, 2015.

DAVENPORT, T. H. Inovação de processos: trabalho de reengenharia por meio da tecnologia da informação. Boston: Harvard Business Press, 1993.

FELICÍSSIMO, J. R. Os impasses da descentralização político-administrativa na democratização do Brasil. Revista de Administração de Empresas, vol. 32, p. 6-15, 1992.

FELIX, José Carlos de Oliveira; SALVADORI, Lucas. Manual de direito constitucional. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2017.

HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengenharia da corporação: um manifesto pela revolução empresarial. Nova York: Harper Business, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. Relatório de Gestão do Exercício de 2009 do IFAL. Maceió: IFAL, 2010. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/planejamento-institucional/arquivos-planejamento-institucional/RG-2009.pdf. Acesso em: 12 de fev de 2023.

MODESTO, Paulo. Notas para um debate sobre o princípio da eficiência. A&C-Revista de Direito Administrativo & Constitucional, 2007.

SILVA, J.; EMMENDOERFER, M.; CUNHA, N. Análise documental ilustrada em administração pública: uma Proposta operacional (re)aplicável. Teoria e Prática em Administração, 2020.

VIEIRA, Ronaldo; BARRETO, Maurício. Gestão de Projetos: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Atlas, 2019.

WAGNER, Bruna Kucharski. O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior público no Brasil: estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus de Santa Vitória do Palmar-RS. 2020. Dissertação de Mestrado.

WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A Mentalidade Enxuta nas Empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

Published

2026-01-30